VOCÊ VAI FICAR MAIS VELHO, MAS NÃO NECESSARIAMENTE MAIS SÁBIO

A sabedoria não consiste em não cometer erros, e sim em descobrir a melhor maneira de sobreviver a eles, mantendo intactas nossa sanidade e nossa dignidade.



As pessoas acreditam que, ao envelhecer e adquirir experiência, automaticamente se tornarão mais sábias. Sinto muito, mas isso não  é verdade. Em geral, continuamos sendo tão tolos quanto antes e fazendo uma porção de besteiras. Podemos aprender com a experiência e não cometer os mesmos erros, mas sempre existirá um suprimento bastante grande de erros novos, esperando a primeira oportunidade para nos passar a perna e nos derrubar. O segredo é aceitar esse fato e não ficar se recriminando a cada vez que errar. Seja gentil com você quando fizer alguma bobagem.

Perdoe a si mesmo e aceite que isso faz parte da vida: você está ficando velho, mas nem um pouco mais sábio.

Quando olhamos para trás, conseguimos identificar nossas falhas, mas com frequência deixamos de perceber as armadilhas que estão à nossa frente. A sabedoria não consiste em não cometer erros, c sim em descobrir a melhor maneira de sobreviver a eles, mantendo intactas nossa sanidade e nossa dignidade. 

Quando somos jovens, ficar velho parece uma coisa que só acontece com nossos avós. Mas a velhice acaba chegando para todos nós e não temos escolha senão abraçá-la e seguir em frente. Não importa o que fizermos, vamos envelhecer. E, à medida que a idade avança, mais rápido parece ser esse processo. 

Podemos encarar a questão da seguinte forma: quanto mais velhos ficamos, mais problemas já enfrentamos em diversas áreas. Mas sempre haverá situações em que não saberemos como agir e acabaremos tornando decisões equivocadas, entenderemos tudo errado ou entraremos em pânico sem necessidade. Quanto mais flexíveis e aventureiros formos, quanto mais estivermos dispostos a abraçar a vida, mais avenidas teremos para explorar e, naturalmente, mais oportunidades de cometer erros também. 

Desde que você esteja atento aos erros do passado e empenhado em não repeti-los, não há muito mais a fazer. Mas não se esqueça: se uma regra serve para você, também se aplica a todos ao seu redor. Como você, seus parentes e amigos estão ficando mais velhos, e nenhum deles está se tornando particularmente mais sábio. Quando aceitar isso, terá maior capacidade de perdoar e será mais gentil com os outros e consigo mesmo.

Por fim, realmente o tempo cura tudo e as coisas melhoram com a idade. Afinal de contas, quanto mais erros você cometeu ao longo da vida, menor a probabilidade de se deparar com outros diferentes. A melhor coisa é cometer a maior quantidade de equívocos e superá-los enquanto se é jovem, porque assim haverá menos para aprender mais tarde . A Juventude é uma oportunidade para que você faça todas as bobagens a que tem direito, a fim de tirá-las do seu caminho.