Recomendamos a leitura...






Então você começou a fazer Psicologia e está cheio de temores e fantasias a respeito do atendimento clínico ? Está no seu primeiro estágio e não sabe bem o que fazer? 


O livro " Os desafios da Terapia" do renomado Dr. Irvin Yalom ( Quando Nietzsche Chorou) vai te ajudar a entender um pouco este primeiro encontro e processo terapêutico.


O livro propõe um bate papo em pequenos capítulos onde ele trata de assuntos pertinentes ao atendimento clínico. É uma reunião de recomendações que abrange muitos aspectos do atendimento psicoterápico individual e algumas questões referentes às terapias de grupo. Irvin apresenta, entre outros tópicos, uma síntese convincente da importância da análise do próprio terapeuta, da estrutura da transferência e de como ela reflete as demais relações do paciente, das dificuldades mais comuns do atendimento, da importância dos atos em contraposição às palavras, de como não se devem tomar decisões pelo paciente, da importância da análise dos sonhos. entre os principais conselhos, Yalom sugere que o terapeuta deixe intervalos entre as sessões, faça visitas domiciliares, anotações, expresse suas dúvidas, não se esquive de falar de si, evite toda aproximação sexual com os pacientes.

Estas são algumas questões tratadas no livro e que irá te ajudar a perceber que a tão sonhada hora de atender não é nenhum bicho de sete cabeças.


Ah! E o link para o download do livro em PDF está aqui ó : Os desafios da terapia